Precisamos de um site? A resposta é SIM!
Publicado por jana rosa em 11 de maio de 2021
Publicado por jana rosa em 11 de maio de 2021
Olha que escrevi todo um texto super ético e prático sobre o nosso site, mas aí eu sentei e li todos os posts que estreiam com ele e fiquei gritando por dentro: “EU PRECISAVA DESSE SITE”. Sim, era exatamente um site assim que eu queria ler!
A adolescente que fui um dia precisava dessas matérias e a adulta que sou hoje sente muito conforto nesses posts, existe motivo melhor pra fazer um site que esse? Desconheço!
Eu queria fazer o site da Bonita desde março de 2018, quando criei o Instagram @bonitadepele, porque sempre achei que tinha que existir um lugar que reunisse tanto conteúdo legal que tem perdido naquele feed, mas sabe como é a vida, a gente é engolida por ela, tem trabalho, tem tristezas, tem alegrias e perdas. E tinha raves e tem tantas decepções e depressões e momentos que a gente quer gastar energia malhando o glúteo mesmo (eu gostaria de voltar pra esse momento).
Nesses anos meio que fui tomada por muitas coisas incriveis e difíceis que foram acontecendo na minha vida e na nossa vida, e nunca tinha conseguido parar e focar e fazer a nossa casa na internet. Até considerei o site do boniclub o nosso site por alguns meses, lembra que ele chamava bonitadepele.club? Pois é, mas não era pra ser ainda o site da Bonita, tanto que hoje eles são duas empresas e sites irmãos, mas com equipes e trabalhos diferentes.
Desde 2020, minha vida profissional ficou louca. Quando começou a pandemia, tinha três pessoas fixas na Bonita e hoje, um ano e dois meses depois, somos 20 pessoas entre a Bonita e o boniclub. É muita gente, pelo menos pra mim, que tava acostumada a trabalhar sozinha por muito tempo e que tinha uma dinâmica muito mais focada em criar conteúdo, fotos, vídeos, textos e legendas, entrevistas de Youtube, como geralmente é o dia a dia de um criador de conteúdo (que é muito mais complexo que isso, mas um dia podemos falar mais sobre se vocês quiserem).
No final de 2019, fizemos o primeiro ranking da bonita no site do boniclub, e isso foi mudando um pouco a nossa rotina, porque agora existia um site, um ranking, era mais trabalho pra fazer, e aí veio a pandemia e começamos a fazer eventos online, eu fui ficando mais focada na parte comercial e menos no conteúdo (a parte mais legal). E aí quando começamos a bonibox, em junho de 2020, minha vida virou de cabeça pra baixo mesmo.
Depois de dois anos trabalhando com conteúdo, minha vida ficou bem diferente, digamos que antes eu testava milhares de produtos pra falar sobre eles e de repente eu até testava produtos pra falar sobre eles, mas passava o dia todo numas reuniões cabeçudas sobre operação, logística e planilha, com pessoas que têm profissão em inglês no Linkedin – antes eu achava que Linkedin servia pra paquerar, tipo um Tinder, mas hoje em dia eu tenho um perfil com nome em inglês lá e nunca rolou paquera. Levei pra terapia esse acontecimento, e avisei minha psicóloga que eu finalmente tinha virado a adulta da planilha e do Linkedin, mas ela me avisou que eu ja era adulta fazia tempo, e acabei percebendo que na realidade era só meu trabalho que tava mudando. E ele não parou e nem para de mudar.
Então até tem uma turma que reparou que eu fui ficando cada vez mais sumida, mas é que minha função foi mudando na Bonita, e se antes eu fazia a parte mais legal que era testar creminhos e falar deles, agora meu job é um troço burocrático. Mas apesar de eu reclamar todo dia pras pessoas que eu amo – e que são obrigadas a me aguentar – tá sendo um desafio incrível ver a Bonita e o boniclub crescerem tanto e me ver tendo que tomar decisões que nunca imaginei que eu conseguiria, que me dão muito medo às vezes, e que me fazem ter síndrome da impostora quase todo dia. Mas segunda, às 18h, eu resolvo na terapia.
Também fui percebendo que o que eu realmente gosto de fazer é essa parte dos bastidores mesmo, e fui trabalhando dentro de mim, sem culpa, que é aqui que quero ficar nos próximos anos. Não significa que vou sumir dos vídeos e nunca mais aparecer – vocês vão ter que me engolir! – mas que quero dividir o meu espaço com pessoas incríveis que já brilham muito nesse mercado e novos talentos que merecem fazer muito sucesso.
Nos próximos meses, vou trabalhar com minhas duas equipes maravilhosas, e estaremos criando muitas versões novas da bonibox e melhorando a experiência do boniclub e das suas milhares de resenhas, e reformulando a Bonita de Pele pra ser esse veículo de beleza independente que fala a nossa língua. Também quero estar mais próxima do planejamento comercial da Bonita pra criar novos formatos e ideias de como a gente pode trabalhar com as marcas no futuro, criando conexões mais legais com a nossa comunidade e outras comunidades por aí. Estarei atrás das câmeras na maior parte do tempo, mas pensando em como vamos falar de beleza de agora em diante, pra sempre ter esse olhar moderno da Bonita, que influencia tanta gente.
Quem sabe isso até me dá mais tempo livre pra arrumar uma nova baguncinha pra cabeça, porque ando com umas ideias de criar uma marca de beleza ou uma revista ou uma marca de roupa ou uma agência conceitual ou uma banda (a parte da banda inventei, mas se você tem interesse me escreve!).
Mas antes de me jogar em mais um projeto, preciso focar e falar desse site, porque ele só seria possível se tivesse chegado tanta gente talentosa na nossa equipe, e elas chegaram! Fico superfeliz de contar que agora contamos com pessoas maravilhosas escrevendo e trazendo olhares muito especiais sobre beleza, bem-estar, tendências e autoestima (e muitos outros assuntos, que você pode ver no nosso menu e que vão rolar por aqui). Temos uma editora-chefe chiquérrima que é a Carol Vasone, uma jornalista foda que eu sempre admirei e que agora vocês vão conhecer melhor ainda, temos a Vic Cezar, nossa repórter querida que vai estar aqui no site também escrevendo, temos o Jorge Wakabara, um cara de quem sou muito fã e tenho o privilégio de ter como roteirista do nosso podcast, temos Dandara Pagu e Kéren Paiva, nossas colunistas que podem a qualquer momento dar uma pinta por aqui, e diz a lenda que até a Bia Bittencourt, nossa diretora de arte internacional, vai escrever colunas sobre beleza, arte e filosofia.
Ah, isso é só o começo, porque quero trazer muitas bonis pra escreverem pra gente também (me manda um email se você quer ser nossa colunista jana@bonitadepele.com.br) e eu também estarei por aqui escrevendo e dando muito trabalho pra Carol, já que sou o terror das editoras e mando o texto nos 45 do segundo tempo!
A ideia inicial de ter um site pra trazer os conteúdos do Instagram também mudou um pouco. Como vocês vão perceber agora os conteúdos vão surgir daqui e aí vão pro instagram, pra gente usar esse espaço que é maior pra trocar mais ideias e nos aprofundar mais ainda em assuntos que nos interessam. E esses assuntos também mudaram, afinal o mundo mudou e nós também. Ainda queremos falar sobre skincare, mas tem outros papos bem importantes pra gente ter agora, como saúde mental, ideias pra se sentir bem e movimentar o corpo, alimentação, e tudo que nos fará viver melhor enquanto vamos enfrentando essa pandemia. E força pra nós, porque é cada dia mais difícil viver ela e viver o Brasil ao mesmo tempo.
Apesar da pandemia e do Brasil, me sinto feliz com esse projeto, porque sinto que esse é um site que eu gostaria de ler pra me trazer um pouco de conforto, ou de distração, não sei se é porque eu sou vintage total, mas eu andava sentindo falta de ter um lugar na internet que eu pudesse correr e me distrair da vida real, ou do instagram ou da milésima reunião do Zoom.
Espero que esse também seja um lugar pra você se encontrar de vez em quando, então se prepara que vem muita coisa boa aí e volte sempre na casa oficial das bonis na internet!