Se você acompanha beleza faz tempo, com certeza já ouviu algum maquiador de passarela falar que seu produto demaquilante favorito é o Sensibio H2O da Bioderma. Há muitos anos ele é exaltado nos backstages das maiores semanas de moda do mundo por ser um dos poucos produtos que segurava a troca de make típica de um desfile sem destruir a pele da modelo. Na época em que o São Paulo Fashion Week bombava e a gente assistia tudo pela TV com comentários da Regina Guerreiro, não tinha muitas marcas gringas no Brasil ainda. Foi só entre 2008 e 2011 que várias opções chegaram por aqui. O auge do mercado de beleza no país veio em 2012, quando a Sephora abriu suas portas em solo brasileiro e nós vivíamos uma das épocas mais prósperas da nossa economia – saudades demais!
Naquela época, quem tinha o privilégio de poder viajar já chegava logo com um carregamento de Bioderma – era um SONHO ter aquela “águinha”. Mas hoje, mesmo depois de já ocupar as prateleiras das farmácias brasileiras e 20 anos depois de seu lançamento, o produto continua queridinho em todo o mundo – e também na nossa comunidade, já que ele é primeiro lugar do nosso ranking na categoria ‘melhor água micelar’ por dois anos seguidos. Só pra você ter noção, um frasco é vendido a cada dois segundos no mundo. E parece que muitos deles são pra bonis, né?
Mas o que faz ele ser tão especial?
Uma das suas principais características é que ele é composto por apenas um tensoativo (agente de limpeza): a micela, que imita as estruturas da pele e é metabolizado rapidinho, sem precisar enxaguar. A micela funciona quase como um imã da sujeira, ela se conecta às impurezas que estão na pele e remove elas completamente, enquanto limpa, demaquila e hidrata. O Sensibio H2O, famoso pela tampinha rosa, também é feito com uma água altamente purificada e livre de toxinas, o que minimiza o risco de irritação da cútis. A ideia dele é remover a maquiagem do rosto e dos olhos rapidinho sem danificar a barreira de proteção natural da pele, já que seu pH é fisiológico.
Para além da tecnologia do produto, foi a própria Bioderma que criou a “água micelar”, que hoje é tão conhecida pelo mercado e pode ser encontrada em várias marcas. Tem até uma teoria no mundo da beleza que diz que ela foi criada como uma alternativa à água de Paris – que é rica em calcário e reza a lenda que deixa a pele e os cabelos danificados. Foi-se criada então uma água mais suave pra limpar o rosto – e a ideia pegou tanto que até hoje tem gente que não lava o rosto de manhã com espuma de limpeza e usa apenas água micelar ou um tônico suave.
Hoje em dia, a Bioderma ainda conta com um portfólio super completo de diversos tipos de águas micelares, aumentando o leque e criando produtos como o Pigmentbio H2O, que trata as marcas escuras do rosto, o Hydrabio H2O, que estimula a produção de aquaporina e mantém a hidratação da pele e o Sébium H2O, a primeira água micelar desenvolvida especialmente pra peles mistas, oleosas e com acne. Seja na versão clássica ou em uma das novas formulações, quem testou não larga mais. Se você gostou de conhecer essa história, aproveita e deixa a sua resenha na sua água micelar favorita pra gente saber mais sobre ela!